Nova Serrana

 

O polo que calça o país ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de produção de calçados, com 850 empresas, que produzem uma média de 105 milhões de pares por ano e geram cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos. Com um crescimento demográfico de 8% ao ano, possui aproximadamente 74 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

Aliando modernidade, tecnologia e a vocação natural de seus moradores pela atividade calçadista, o Arranjo Produtivo Local hoje é conhecido como Soul Nova Serrana – O polo que calça o país. Além de sediar a Febrac, a cidade também é conhecida pela Fenova – Feira de Calçados de Nova Serrana. A diversificação de produtos que vão do masculino, feminino, infantil, entre outros, atraem compradores do Brasil inteiro.

Localizada no Centro-Oeste mineiro, a 112 quilômetros de Belo Horizonte, Nova Serrana teve a sua emancipação política somente no ano de 1954. Anteriormente, era conhecida como Distrito do Cercado de Pitangui. O surgimento da indústria de calçados na região começou em 1948, com a instalação da primeira fábrica de botinas.

Aos poucos foram surgindo novas unidades e a atividade se tornou mais atrativa após a emancipação. O setor se desenvolveu principalmente devido à modernização das fábricas e a diversificação da produção.